UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO
DISCIPLINA: LINGUAGEM AUDIOVISUAL II
PROFESSOR: Tiago Monteiro
Período: 2008.1
PROVA
Valor: 7,0 (sete) pontos
Data de entrega: 4 de junho de 2008.
Horário: até 18 horas (impreterivelmente).
Local: Sala dos Departamentos (Escaninho)
Procedimentos:
- Acesse http://www.lav2.blogspot.com, blog da disciplina Linguagem Audiovisual II.
- Assista aos 7 trechos selecionados e postados no blog.
- Escolha dois trechos e efetue uma análise comparativa dos mesmos, no que diz respeito à linguagem das peças selecionadas. Devem ser observados aspectos referentes:
- ao som (trilha sonora, efeitos sonoros, edição de som).
- à decupagem (planos mais freqüentes, relações campo/extracampo).
- ao roteiro (estilo dos diálogos, características dos personagens)
- à composição da cena (iluminação, cenários, figurinos, maquiagem).
- ao maior ou menor peso que é dado aos diálogos ou à imagem.
- A partir da análise comparativa, desenvolva um texto dissertativo (entre 3 e 5 laudas, Fonte Times New Roman 12, espaço 1,5) procurando orientar-se pelos seguintes tópicos/ questões de fundo teórico.
- A linguagem narrativa clássica do cinema e seus desdobramentos, notadamente sob a forma de uma gramática básica adotada pelos gêneros “ficcionais” televisivos.
- As vanguardas históricas do início do século, os “novos cinemas” das décadas de 50 e 60 e a posterior apropriação de algumas dessas conquistas na linguagem da televisão dos anos 80.
- A estética naturalista/realista hegemônica e algumas tentativas de superação desse modelo, via realismo fantástico ou grotesco.
- A noção de TV de qualidade como meta ou como conceito passível de relativizações e questionamentos.
- Os interesses econômicos e mercadológicos que regem a produção de conteúdos audiovisuais na televisão.
Seu texto deve apresentar uma introdução (onde os trechos escolhidos são brevemente descritos), um desenvolvimento (onde você deve articular a análise comparativa com uma ou mais questões de fundo teórico, conectando, sempre que possível, os conteúdos discutidos em aula com observações pessoais) e uma conclusão (onde são tecidas as considerações finais).
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