segunda-feira, 9 de junho de 2008

Imitation of Life - REM

O videoclipe de Imitation of Life do REM tem uma brincadeira bem interessante com o tempo e com a imagem. Saber como ele foi feito é o interessante.

A produção de 2001, mesmo tendo 4 minutos de duração depois da edição, é uma cena de 20 segundos gravada com uma câmera estática. A cena vai e volta diversas vezes e tem sua velocidade alterada. Os “closes” nos detalhes da cena são feitos através de uma técnica chamada pan and scan que possibilita a mudança no enquadramento da cena. Essa técnica que permite, por exemplo, a mudança de formato widescreen do cinema para o de televisão fullscreen. Nesse videoclipe a técnica pan and scan é usada de um modo completamente diferente, pois destaca os detalhes da cena que não poderiam ser notados.

O clipe não se preocupa em mostrar a banda, mostra apenas o vocalista Michael Stipe que é quase um símbolo da banda. Deve ser por isso que ele aparece porque sem ele e sua dança exótica talvez nem reconhecessem a banda (exagerei).

O diretor desse videoclipe, Garth Jennings, fez outros trabalhos, em conjunto com o produtor Nick Goldsmith, como o clipe Coffee & TV do Blur e, o mais recente, Nude do Radiohead. Aposto que o primeiro será postado aqui também. Ele também dirigiu a adaptação para o cinema de Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker's Guide to the Galaxy, 2005).

Vivian Macedo - EC7

Nenhum comentário: