domingo, 15 de junho de 2008

Gilberto Gil - Three Little Birds




Música: Three Little Birds
Artista: Gilberto Gil
Álbum: Kaya N'Gan Daya (Warner Music - 2002)
Ano: 2002
Diretores: Gualter Pupo, Lula Buarque e Fábio Soares

Escolhi o videoclipe da música "Three Little Birds", interpretada por Gilberto Gil, por ser grande admiradora de trabalhos que envolvem animação. Ao assistir a esse vídeo, ou a outros videoclipes e filmes que se valem desse conceito, fico imaginando o enorme esforço envolvido em todo o processo de concepção do projeto audiovisual, desde a elaboração de um conceito, passando pelo desenho e modelagem dos bonecos e demais elementos de composição das cenas, até a finalização da animação gráfica. Um enorme dispêndio de tempo, paciência, criatividade e habilidade que merece ser reconhecido e valorizado não somente por seu processo trabalhoso, mas também pelo resultado de inquestionável qualidade.

O videoclipe produzido pela Conspiração Filmes, em parceria com dois estúdios de computação gráfica em 3D, o Seagullsfly e o Estúdio Conseqüência, teve direção de Gualter Pupo, Fábio Soares e Lula Buarque, que se comprometeram a produzir uma peça totalmente realizada em 3D, cujo resultado final envolveu um misto de sucesso e polêmica. Sucesso, pois o videoclipe foi premiado no festival Anima Mundi - que reúne animações feitas em todo o mundo - de 2003, ficando em segundo lugar na categoria Melhor Vídeo Brasileiro; além de vencer duas categorias do prêmio Video Music Brasil (VMB) - evento realizado pela MTV Brasil - do mesmo ano, a de Melhor Direção de Arte em Videoclipe e a de Melhor Videoclipe de MPB. E polêmica, pois o clipe colaborou para que fosse aberto um processo contra Gilberto Gil pela ONG Mensagem Subliminar, denunciando o cantor por apologia à maconha. Segundo a ONG, o videoclipe possui mensagens subliminares de apologia à droga, considerando sua veiculação pela mídia algo nocivo para a sociedade. Entretanto, o processo, que interrompeu a exibição da peça, foi arquivado e não acarretou maiores conseqüências além da questionável polêmica.

A canção "Three Little Birds" é a quinta faixa do CD "Kaya N'Gan Daya" gravado no ano de 2002 por Gilberto Gil. O álbum reúne 17 versões do cantor brasileiro para músicas que foram eternizadas na voz do maior nome do reggae dos últimos tempos, Bob Marley. No videoclipe, a animação permite o genial encontro entre estas duas grandes figuras da música mundial, unindo a gama de possibilidades ficcionais proporcionadas por este gênero a um caráter que, ao mesmo tempo, remete ao real, uma vez que a aparência, gestos e movimentos dos personagens são tão bem-feitas que se aproximam bastante da realidade.

A produção deste videoclipe não se resume a divulgar uma música, ficando no lugar-comum de exibir simplesmente um artista cantando, mas tem por objetivo contar uma pequena história que se passa no sertão nordestino. Ocorre um paralelo da história com a melodia e instrumentos da versão de "Three Little Birds" gravada por Gil, que, diferentemente daquela executada por Marley, remetem ao som característico do Nordeste. A sonoridade dos triângulos casa perfeitamente com o ambiente da caatinga, onde o personagem central, que se encontra em meio à seca, traça uma curiosa trilha em busca da tão preciosa água. O maior diferencial do clipe é que essa procura pela água, que é uma triste realidade vivida por parte da sociedade brasileira, ocorre de forma fantasiosa, juntando mais uma vez ficção e realidade. A estética dos personagens foi inspirada na obra de Vitalino Pereira dos Santos, conhecido como Mestre Vitalino, um artista nascido no inicio do século XX em Caruaru, que fez fama em todo o mundo por sua belíssima obra feita em cerâmica que retratou o cotidiano do agreste nordestino.

"Three Little Birds" é, então, uma representação da realidade do homem do Nordeste contada com o uso dos recursos ficcionais possibilitados pela linguagem do videoclipe, que resultou em uma peça divertida e bem-humorada. Na contra-mão de possíveis interpretações tendenciosas à polêmica, prefiro pensar que a narrativa do videoclipe foi concebida por seus realizadores como uma forma criativa e despretensiosa de contar uma história, e só.


Vanessa Guerra - EC5

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