domingo, 15 de junho de 2008

Weezer - Pork and Beans



Música: Pork and Beans
Artista: Weezer
Álbum: Red Album (lançamento em 23 de junho, mas já dá pra baixar)
Ano: 2008
Diretor: Matthew Cullen

O Weezer é uma banda californiana de 1992 decididamente nerd. Desde o começo a aparência e postura de seus integrantes apenas reafirmavam isso. Com seu mais recente álbum e o clipe de divulgação da música “Pork and Beans” isso é apenas reafirmado. O vídeo é uma compilação dos diversos vídeos virais que já conseguiram seus 15 minutos de fama no YouTube. Atualmente ele mesmo é o vídeo mais visto do site, alcançando mais de dois milhões de visitas em menos de 24 horas.

A idéia de compilação não é lá muito original, mas a forma de execução sim chamou a atenção. Não foi uma simples montagem das imagens ou tributos, mas as próprias “personalidades” foram convidadas a participar. E sua idéia se encaixa perfeitamente à letra da música, talvez até mesmo dando um significado diferente. Dizer que não se importa com que os outros pensam sobre aquilo que você faz é comum, mas atrelar isso aos vídeos despreocupados das pessoas que os liberam na internet (ou os amigos dela) garante um fôlego a mais. Até porque nem todos aqueles retratados conseguiram uma boa imagem (alguém se lembra do Star Wars kid?)

Além disso, o clipe brinca com a memória dos internautas. Memória essa que pode ser apenas imaginativa em muitos dos casos. Você pode não ter visto o vídeo, mas comumente já ouviu falar de alguma forma. É um exercício divertido, ainda mais num momento em que podemos dizer, talvez posteriormente, que a natureza videoclipe mudou. Se antes era necessário haver um programa ou canal específico para sua divulgação, hoje todos estão acessíveis com poucos cliques. Aliás, a declaração dada por Zico Góes, o diretor da MTV Brasil, no início de 2006, apesar de apocalíptica, prevendo a morte do videoclipe, tratava um pouco dessa questão.

Então essa pode ter sido a grande sacada do diretor Matthew Cullen, da companhia Motion Theory. Ele já possui um longo repertório em vídeos comerciais para grandes empresas como a Nike EA Games, Directv e ESPN, além de ter trabalhado com bandas como Modest Mouse, Beck, Matysiahu e R.E.M.. Isso garantiu a ele diversos prêmios, sendo inserido na “Hot List” da revista “Rolling Stone”. “For people who aren't on the internet, this is like a web CliffsNotes to getting into internet culture”, declarou após liberar o clipe na web. E você? Quantos reconhece?

Para os preguiçosos e curiosos, os vídeos são: One Man Band, Numa Numa Guy, Dramatick Chipmunk, Original Chipmunk, Afro Ninja, Diet Coke and Mentos, GI Joe PSA, T-shirt World Record, Leave Britney Alone, All Your Base Are Belong To Us, Miss Teen USA, Ryan vs. Dorkman, Star Wars Kid, Crank That Soldier Boy, Evolution of Dance, Chocolate Rain, K-Fed's PopoZao, Daft Hands, Daft Bodies, Kicesie's Sex Ed, Ask a Ninja, Kelly Likes Shoes, Sneezing Panda, Dancing Baby, Peanut Butter Jelly Time, One-handed Rubik's Cube, Will It Blend?, Charlie The Unicorn e, quem sabe, outros...

Pedro Gabriel - EC5

Nenhum comentário: