sábado, 14 de junho de 2008
NUDE - Radiohead
Música: Nude
Artista: Radiohead
Álbum: In Rainbows
Ano: 2008
Diretor: James Houston
Sugiro que a análise siga a seguinte ordem:
- Assista ao vídeo;
- Leia o comentário;
- Ouça a música;
Essa ordem não é necessária, porém facilita bastante a seqüência de apreensões.
Sem dúvida esse é um dos melhores vídeos que já vi! Não o conhecia antes. O encontrei pesquisando vídeos para esse trabalho... valeu a pena!
Mas é necessário que haja uma explicação básica sobre a origem e motivações para a criação dessa obra prima da videografia. Primeiramente esse não é um videoclipe qualquer. Ele é a reprodução técnico-informática de uma música de verdade. Isso mesmo... A “música” (alguns certamente não considerarão música) tocada no clipe não é a verdadeira. É uma pequena longa história...
Acredito que grande parte de vocês conhece a banda Radiohead (grupo britânico de rock alternativo). No entanto, não sei se todos sabem, ela promoveu um concurso de videoclipe para qualquer um que se candidatar, não precisa nem ser fã da banda. Pois é... nesse momento ele está rolando e visa uma competição de videoclipes para músicas do álbum mais recente da banda, In Rainbows (2007).
Bom, Nude é a segunda música do CD, não era nem a mais badalada, porém já entrou para a história devido ao videoclipe enviado por James Houston, um britânico técnico em informática que apenas desejava participar do concurso.
O vídeo ficou tão famoso que muitos nem sabem que não é um clipe oficial (o clipe da música é outro) do Radiohead. Além disso, grande parte das pessoas que viram o vídeo, porém não conheciam In Rainbows, pensam que a “música” do clipe foi mais uma das propostas alternativas do Radiohead.
Após essa “minintrodução”, creio que são bastante claros os meus motivos para escolher esse videoclipe que, claro, é um dos mais cotados para ganhar o concurso que divulgará o grande vencedor em 28 de junho. Nem preciso dizer que o vídeo é extremamente simples, o baixo custo de produção é evidente. É a sutileza e a humildade que dão o tom da profundidade da proposta.
Pensem nas bandas dos anos 50 e 60. Como elas se apresentavam? Elas se colocavam muitas vezes em um palco simples e baixo de um programa de auditório; se dispunham de maneira simétrica e homogênea, para não desagradar os olhos do público; e preservavam a formação tradicional: bateria e backvocals em último plano, baixo e guitarra em segundo plano e vocal em primeiro plano. A semelhança é indiscutível... todos os equipamentos são dispostos em cena para que parecesse uma banda dos anos 50 (notem a idade dos equipamentos e a qualidade da luz e imagem). A relação de semelhança com uma banda continua nos planos aplicados no vídeo (frontais, oblíquos e plongeé) muito fiés aos planos utilizados em clipes antigos, em que somente havia a banda no palco.
Nesse ponto se introduz uma questão: a banda aparecia ou não no vídeo clipe? Pesquisando sobre a repercussão dessa obra encontrei algo que seriam as funções do grupo musical do vídeo:
Finlandia Monitor – Backvocals
Epson LX-86 Dot Matrix Printer – Bateria
HP Scanjet 4c – Baixo
Sinclair ZX Spectrum – Guitarras (ritmo e chumbo)
Hard Drive Speakers- Vocal
Para dar mais certeza ainda de que a banda estava presente no vídeo, ao fim do mesmo os quadros se focam no nome (marca) no equipamento utilizado, como se fosse a apresentação dos membros da banda, da mesma forma como ocorre em grupos musicais que fazem questão de divulgar quem faz o que na banda.
Pessoalmente, creio que o grupo estava lá. A banda era de fato os ultrapassados equipamentos de informática utilizados no videoclipe. Talvez o pequeno James Houston nem tenha pensado nisso, porém acho que essa representação levanta toda uma questão sócio-política sobre o que estamos nos tornando. Pode ser algo levado sob duas vertentes: nos tornamos máquinas, mecanizados e dependentes da tecnologia ou somos inanimados, estáticos e conformados. Se a intenção foi essa, não sei, mas além do videoclipe ser genial ele é eficaz na reprodução da música.
Quem quiser ouvir a música verdadeira e ver como o vídeo é fiel na reprodução, podem baixá-la através do e-mule.
Monique Pereira - EC6
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário