Música: The Greatest View
Artista: Silverchair
Álbum: Diorama
Ano: 2002
Dirigido e produzido por: Squareyed Films
Eu poderia ter escolhido vários outros clipes com uma técnica e estática mais “legais” (ou mesmo mais divertidos) do que esse como Fell in love with a girl, The hardest button to button ambos do White Stripes (ou qualquer outro deles), Keep fishing do Weezer, Aeroplane, Breaking the girl do Red Hot Chili Peppers, Jeremy do Pearl Jam, Learn to fly do Foo Fighters, Fake plastic trees do Radiohead, Coffee and TV, do Blur, entre outros milhares. Mas a nenhum desses faria muito sentido pra mim. Meu clipe favorito é esse, que mudou a minha vida – veja, foi o clipe e não somente a música. É brega, parece ridículo, mas é verdade. Aconteceu em setembro de 2002. Vários outros passaram como geniais pra mim, mas nenhum deles significa tanto. E, vai, ele é esteticamente agradável (afinal, tem o Daniel Johns com todos os detalhes em zoom), tem um toque retrô futurista que eu adoro e uns movimentos de câmera interessantes. Confesso que assisto esse clipe como se fosse a primeira vez, sempre, não sei porque. Eu não saberia “contar” o clipe. Mas hoje o olhar é diferente. Daniel Johns a parte, o clipe tem uma câmera meio de vigilância umas horas, meio via satélite, que está watching you até a espinha. Os zooms nos instrumentos musicais são sensacionais, principalmente os do baixo e o do raio-X da guitarra. Os cortes são bem na cadência da música e os atores realmente turn their heads e wait for no one (eu gosto de clipes óbvios). Daniel Johns nunca está no centro da ação, pelo menos do enquadramento, assim como todos os outros, que sempre são ou à direita ou à esquerda. Algumas imagens ficam, inclusive, fora de foco. Mas isso vem daquela análise apurada percebendo a técnica. Interessa-me mais a estética, com as roupas retrô futuristas, o tom de sépia, uns pseudo olhos mágicos que furam portas, o papel de parede horrível, mas terrivelmente antigo,Ben Gillies, tapetes, lustres, Chris Joannou, sofás, adornos, paisagens, o hotel-castelo itinerante e Daniel Johns, claro.
Luísa Ulhoa EC6
Luísa Ulhoa EC6
Um comentário:
haha boa analise. Não era bem o que estava procurando, mas foi o único registro e comentário sobre que achei. Genial. Parabens.
Estava procurando um significado mais profundo, ideológico e caricaturista, histórico também, uma vez que a sequencia do clipe nos mostra um 'futuro' que hoje cá está, e que pra epoca da gravação, não era tão distante assim. Uma visão apurada sobre a sociedade. Enfim...
Deixando aqui o registro de quem acabou de ver o clipe e de achar algo referente a ele, mesmo que faz tempo. Boa materia e referencias.
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